Certas duvidas

quando se usa um número percentual ao lado de um substantivo a concordância é facultativa. Exemplo: se a frase fosse somente “10% do eleitorado compareceu”, o uso mais indicado é no singular. Mas a palavra “restantes” determina quais 10% quais são estes eleitores e aí o verbo deve ir para o plural obrigatoriamente. É o que acontece se dissermos “Os últimos 10% do eleitorado compareceram” ou “Aqueles 10% do eleitorado compareceram”.

saiba que boa parte dos bichos não ganha na linha portuguesa um substantivo coletivo, ao contrário de lobos (alcateia), peixes (cardume) ou cães (matilha). Para indicar o coletivo de gatos, tatus ou garças, por exemplo, você pode valer-se de substantivos genéricos como bando, bicharada, plantel etc.

se você optar por ‘anexo’ a palavra deve concordar com aquilo que está sendo enviado. “A nota fiscal segue anexa”; “Os documentos estão anexos”. Mas com o acompanhamento da preposição “em” não há variação. Ou seja, os documentos que vão anexos seguem em anexo. As duas possibilidades estão corretas, mas, “em anexo”, devido à preposição, torna-se invariável em gênero e número.

Há gramáticos que até aceitam o uso do singular neste caso, mas a maioria não recomenda. É fácil identificar isso. Se você usa um adjetivo o plural aparece facilmente: “Ele é um dos advogados assinantes do contrato”. Da mesma forma neste outro exemplo: “Ele é um dos jogadores que foi convocado”. Está errado. Basta transformar a palavra “convocado” em adjetivo e o plural, repare, se faz presente: “Ele é um dos jogadores convocados”. Então diga “Ele é um dos jogadores que foram convocados”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como escrever um faq

Mais duvidas